Alunos das Licenciaturas em Física e Letras do IFTO- Campus Palmas realizam visitas à sala de aula dedicada a Metodologias Ativas.

Os alunos do 3º período do curso de Licenciatura em Física e também da Licenciatura em Letras, fizeram uma visita às instalações da instituição de ensino ITPAC Palmas na noite de quinta-feira, dia 17 de agosto.

A visita foi coordenada pela professora Mary Senna, professora da disciplina de Didática, e teve como principal objetivo levar os alunos a conhecerem uma instituição de ensino que trabalha com metodologias ativas e uma sala de aula preparada para este tipo de metodologia.

A realização de visitas técnicas é de suma importância para que os alunos possam ir além da aula teórica. Além disso, permitem que seja vivenciada uma temática tão atual e debatida, como são as metodologias ativa. Permitem ainda que compreendam que é possível a sua utilização em diversos campos do conhecimento”, explica a Professora Mary Senna.

A disciplina de didática permite, entre outras ações, que o aluno conheça as principais metodologias de ensino e sua aplicabilidade no cotidiano educacional, fazendo com que o aluno passe das fases de planejamento do ensino até a prática docente.

Os alunos foram recebidos pelas equipes administrativa e pedagógica da instituição de ensino superior e abordou dentre outras temáticas, como foi a implantação das novas ferramentas de ensino em sua instituição de ensino, tanto do ponto de vista dos alunos, da instituição, bem como quanto ao comprometimento dos colegas docentes do curso. A equipe destacou ainda que as metodologias ativas vão muito além de salas equipadas. Elas devem ser precedidas de planejamento do corpo docente, capacitações periódicas, preparação do discente para aprender de forma diferente, dentre outras ações.

O aluno Fagner destacou que “Eu me encantei, fiquei fascinado com o modelo pedagógico que eles utilizam, dando liberdade ao aluno e fazendo que os mesmo tenham suas responsabilidades de forma que realmente seja útil para ambos”.

As metodologias ativas permitem que o aluno seja o protagonista de seu processo de ensino aprendizagem e os professores passam a ser mediadores do conhecimento, superando a educação tradicional de transmissão do conhecimento apenas por parte do professor.