Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca Campus Palmas

Inaugurada oficialmente em 04/04/2005 com o nome de Biblioteca João Paulo II, reúne um acervo aproximado de 22.000 volumes de livros, além de periódicos, multimídia, normas técnicas, etc. A Biblioteca da Escola Técnica Federal iniciou suas atividades em março de 2003, com acervo de 700 volumes de livros. Em 2005 o Regulamento Interno da Biblioteca foi aprovado pelo Conselho Diretor e, em 2008 o Regulamento foi reformulado a fim de atender as necessidades dos serviços e homologado pela Resolução nº 27/08, de 24/06/09 do Conselho Diretor.

Com a transformação da Escola Técnica Federal em Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins através da Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, a expansão dos serviços e atividades da Biblioteca exigiu ampliação e reestruturação de seu organograma e consequentemente de seu Regulamento, o qual está em fase de reformulação. Com o acervo informatizado e em constante crescimento, oferece vários serviços, alguns deles restritos à comunidade do IFTO, formada por alunos, professores e técnico-administrativos.

A Biblioteca da Escola Técnica Federal iniciou suas atividades em março de 2003, com acervo de 700 volumes de livros. Em 2005 o Regulamento Interno da Biblioteca foi aprovado pelo Conselho Diretor e, em 2008 o Regulamento foi reformulado a fim de atender as necessidades dos serviços e homologado pela Resolução nº 27/08, de 24/06/09 do Conselho Diretor. Com a transformação da Escola Técnica Federal em Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins através da Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, a expansão dos serviços e atividades da Biblioteca exigiu ampliação e reestruturação de seu organograma e consequentemente de seu Regulamento, o qual está em fase de reformulação. Com o acervo informatizado e em constante crescimento, oferece vários serviços, alguns deles restritos à comunidade do IFTO, formada por alunos, professores e técnico-administrativos.

O usuário poderá consultar o acervo da biblioteca através do Sistema Aula na página do IFTO - Campus Palmas, clicando no link da Biblioteca. A pesquisa é realizada por palavras ou termos que integram os campos de Autor, Título ou Assunto. A consulta local e on-line ao acervo da Biblioteca é livre e gratuita, permitida a toda comunidade acadêmica e comunidade externa.

Acesse o acervo

O empréstimo domiciliar é permitido aos alunos devidamente matriculados no IFTO-Campus Palmas, e os servidores do IFTO ativos com vínculo no Instituto, mediante a apresentação da carteirinha do aluno ou do crachá funcional, obedecendo á quantidade e os prazos de sua categoria. À comunidade externa é permitida a consulta local, não havendo empréstimo domiciliar.

O material emprestado poderá ser renovado desde que não haja solicitação de reserva. A renovação só poderá ser feita pelo próprio usuário, no balcão de atendimento da biblioteca, e mediante apresentação do material emprestado

Quando o material solicitado estiver emprestado, o usuário poderá reservá-lo. As reservas são feitas no balcão de atendimento da Biblioteca e ficarão à disposição do usuário por 24 horas a partir da data de chegada. Ao usuário não será permitida a reserva de materiais que já se encontrem em seu poder. A reserva é pessoal e intransferível.

A Biblioteca disponibiliza, aos alunos regularmente matriculados, computadores para pesquisas acadêmicas. Observar as normas de utilização deste recurso.

Consiste no levantamento da bibliografia sobre determinado assunto ou autor. A pesquisa será realizada no catálogo on-line da Biblioteca. A solicitação do levantamento deverà ser feita na Coordenação da Biblioteca, e as pesquisas serão entregues via e-mail com prazo de até 05 dias úteis.

Apoio aos usuários para o uso e exploração na utilização dos recursos informacionais disponíveis na Biblioteca, e as fontes de pesquisa existentes, tais como, catálogo on-line, obras de referências, Internet, entre outros.

O Bibliotecário orienta o usuário quanto à padronização de seu trabalho acadêmico produzido, especificamente, no IFTO/Campus Palmas, indicando-lhe as normas a serem utilizadas para a normalização do mesmo.

A lista de novas aquisições consiste na divulgação dos materiais adquiridos pela biblioteca. A divulgação dessa lista poderá ser feita no mural, via e-mail ou no link da Biblioteca.

A Biblioteca está situada no bloco 11 do IFTO - Campus Palmas. A equipe de trabalho é formada por dois bibliotecários, 03 auxiliares de biblioteca e assistentes em administração que se dividem no atendimento, de acordo com o seguinte horário:

Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira das 08h00 min às 22h00min

Dados para contato: E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (63)3236-4049 (Coordenação) / (63) 3236-4050 (Atendimento)

O acervo da Biblioteca é ordenado por assunto de acordo com a Classificação Decimal de Dewey ? CDD, que divide o conhecimento humano em 10 grandes classes.

Principais Classes
000 Obras Gerais (Enciclopédias, Metodologia Científica, Pesquisa, Comunicação/Jornalismo, Computação, Bibliografias.
100 Filosofia (Metafísica, Conhecimento, Parapsicologia, Psicologia, Lógica, ética)
200 Religioes
300 Ciencias Sociais (Sociologia, Demografia, Política, Economia, Direito, Serviço Social, Educação, Comércio, Transportes, Folclore)
400 Filologia, Linguística
500 Ciencias Exatas (Matemática, Estatística, Astronomia, Física, Química, Mineralogia, Geologia, Biologia, Botânica, Zoologia)
600 Ciencias Aplicadas (Medicina, Enfermagem, Agricultura, Engenharias, Contabilidade, Administração, Tecnologia, Construçaão)
700 Artes (Arquitetura, Artes Plásticas, Decoração, Pintura, Desenho, Artes Gráficas, Música, Fotografia e Esportes)
800 Literatura (Teoria e Produção literária)
900 Biografia, História, Geografia

Número de chamada
O número de Classificação Decimal de Dewey é CDD acrescido ao número de notação de autor, que é alfanumérico, corresponde ao número de chamada. é por esse número que os materiais são encontrados na biblioteca. A fita vermelha indica que a obra é de CONSULTA.

 

Fim do conteúdo da página